7 Dicas de como abrir uma filial e o que inserir no contrato

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O modelo contrato abertura é utilizado para registrar a filial de uma empresa. Leia e descubra dicas de como abrir uma filial!

Hoje você vai descobrir como abrir uma filial para a sua empresa em crescimento. Vamos responder todas as suas dúvidas e te guiar com um passo a passo rápido sobre o processo para abertura de uma filial.

Expandir os negócios abrindo uma filial é o desejo de todo empreendedor. Mas para alcançar esse objetivo, é crucial montar um planejamento sólido.

Afinal, existem algumas coisas que não podem faltar no contrato de abertura de uma filial. Portanto, preste atenção aos detalhes que vamos compartilhar aqui para garantir que tudo corra bem durante o processo, combinado?

O que é uma filial?

Uma filial é a extensão de uma empresa já existente, como por exemplo, a segunda loja do negócio. Ela oferece produtos e serviços idênticos ao da empresa principal e emite notas fiscais da mesma forma.

Normalmente, a abertura de uma filial segue uma estratégia do proprietário da empresa-mãe, com o objetivo de:

  • Tornar a marca conhecida
  • Alcançar mais clientes
  • Ampliar o número de pedidos
  • Atender de forma ágil

Mas, a filial deve sempre manter a mesma identidade visual do negócio, além de obedecer às diretrizes da empresa principal. A filial pode ser aberta na mesma cidade da matriz ou em estados diferentes, desde que mantenha o mesmo nome e raiz do CNPJ.

Como abrir uma filial em 5 passos!

Bom, agora que você já sabe o que é uma filial, está na hora de entender como abrir uma. Vamos te contar a seguir como registrar e regularizar o novo estabelecimento que você está querendo abrir. Inclusive, se quiser acelerar o processo de abertura do CNPJ, você pode contar com a gente através deste link.

A boa notícia é que o passo a passo para abrir uma filial é muito parecido com o de abertura da empresa matriz. Confira todas as etapas!

1 – Analisar o contrato social

Assim que surge uma empresa, é emitido um documento oficial que contém todas as informações importantes sobre o novo negócio. Por exemplo, ele inclui os nomes dos sócios, o capital social e o tipo de atividade realizada.

Além desses detalhes básicos, o contrato social também estabelece as regras para o funcionamento da empresa, a administração e as responsabilidades de cada sócio na sociedade. Por isso, é fundamental manter essas informações sempre atualizadas.

Antes de descobrir como abrir uma filial, é importante verificar se o contrato social, bem como os sócios, permitem a criação de uma nova unidade.

2 – Inserir uma cláusula no contrato social

Caso seja necessário fazer uma alteração no contrato social, adicionando a liberação para a abertura de uma filial. Além disso, é importante inserir o endereço dessa nova unidade, deixando bem claro no contrato social.

Confira o exemplo a seguir:

II – A sociedade tem sede à….. e mantém as seguintes filiais

Filial 1 – Sito à rua xxxx com atividade de …..

Após colher as assinaturas dos responsáveis, será preciso esperar 30 dias para encaminhar o pedido para a junta comercial.

3 – Organizar a documentação

Para abrir uma filial, você precisa de vários documentos. Juntar todos eles é essencial para agilizar o processo.

Reúna o requerimento de arquivamento, o contrato social alterado ou a autorização assinada pelos administradores da matriz, a Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e os comprovantes de pagamento das taxas de registro. Depois, é só apresentar esses documentos aos órgãos legais e aguardar o prazo indicado. Simples assim!

4 – Ir até a junta comercial

Com os documentos em mãos, é hora de ir na junta comercial do estado onde a sede está registrada e onde a filial será aberta.

Se for aqui no Estado de São Paulo, o requerimento deve ser solicitado na JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo. Levando os seguintes documentos:

  • 01 via do Requerimento Padrão com a assinatura dos sócios da empresa
  • 02 vias da Ficha Cadastral
  • 01 via do Protocolo
  • 03 vias do Instrumento de Alteração Contratual
  • Comprovante de pagamento da taxa cobrada pela Junta Comercial

Se um dos sócios não puder assinar algum documento, é permitido assinar por procuração. Certifique-se de incluir a procuração junto aos documentos listados.

5. Emitir o CNPJ de uma filial

Após a realização dos passos anteriores, está na hora de emitir o CNPJ de uma filial para a sua nova unidade comercial. Basta solicitar junto à Receita Federal e entrar com o pedido de emissão do número de CNPJ de uma filial.

Lembre-se que a sequência numérica deve seguir a mesma raiz do CNPJ da empresa matriz, ou seja, os primeiros oito números. A estrutura contém 14 dígitos distribuídos da seguinte forma:

  • 1º ao 8º dígito: Raiz do CNPJ
  • 9º ao 12º dígito: Número do estabelecimento
  • 13º e 14º dígito: Número verificador

6. Emitir a Inscrição Estadual

Dando sequência ao passo a passo sobre como abrir uma filial, a próxima etapa é o registro da Inscrição Estadual.

Este documento é considerado de caráter obrigatório para empresas contribuintes de ICMS, ou seja, aquelas classificadas como indústria ou comércio. Portanto, as empresas que são prestadoras de serviço não precisam emitir a inscrição estadual.

Para conseguir sua Inscrição Estadual, é só entrar no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado. Lá, você pode solicitar a emissão do documento de forma rápida e simples.

7. Emitir Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento

Para finalizar este guia de como abrir uma filial, agora é hora de solicitar a emissão da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento.

Esses documentos são super importantes para registrar e começar a operar a filial, e são emitidos pela prefeitura da cidade onde a filial está localizada.

Se você seguir todos esses passos que colocamos aqui, sua filial estará pronta para começar a operar de verdade!

Como abrir uma filial sem cometer erro

Se você não tem certeza de como fazer isso, é legal contratar um contador para te orientar. É importante que esse documento seja bem feito, porque sem ele, sua empresa não existe oficialmente.

No contrato de abertura de uma filial, você deve informar o endereço completo, com o tipo e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, unidade da federação e CEP no momento da abertura da filial.

Se você optar pelo Escritório Virtual para abrir a sua filial, uma escolha muito vantajosa e econômica, encontrará opções de endereços espalhados por todo Brasil. Inclusive, o Meu Escritório Virtual tem disponíveis para você endereços virtuais em todo o território nacional. Se quiser saber mais informações, entre em contato com a gente.

Como você aprendeu no nosso guia sobre como abrir uma filial, essa etapa é super importante para qualquer empreendedor. Mesmo que pareça um pouco complicada, é um sinal de que seus negócios estão crescendo! Se precisar de alguma ajuda, fale com a gente!

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