Como emitir comprovante de Inscrição Estadual em 5 passos simples

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Para saber como emitir comprovante de Inscrição Estadual usando o seu CNPJ, você está no lugar certo! Temos um guia rápido e prático.

Você sabia que pode emitir comprovante de Inscrição Estadual? Esse documento está sempre disponível para consulta, garantindo que você consiga comprovar a formalização da sua empresa sem complicações.

Se você já embarcou na jornada de abrir um negócio no Brasil, sabe que lidar com burocracias faz parte do processo. Uma delas é a Inscrição Estadual, um número essencial para cumprir obrigações fiscais e tributárias.

Mas afinal, o que é Inscrição Estadual e como consultar? Se você precisa de ajuda para emitir a Inscrição Estadual da sua empresa, está no lugar certo! Preparamos um guia completo para você entender esse processo.

Confira as informações abaixo!

O que é Inscrição Estadual de uma empresa?

A Inscrição Estadual é um número que representa o registro de uma empresa no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da Receita Federal. Sendo obrigatório para quem atua com comércio, serviços de comunicação e de transporte.

O número da Inscrição Estadual é composto por 9 dígitos e cada parte representa uma informação diferente. Por exemplo, os dois primeiros são referentes ao estado de cadastro, já os seis dígitos seguintes refere-se a identificação da empresa, e o último número é usado para verificar a autenticidade da inscrição.

Para quem precisa consultar Inscrição Estadual, basta acessar o site da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) no estado em que o registro foi realizado. Ter esse documento que funciona como um comprovante é muito importante e também fácil de conseguir. Vamos te guiar com um passo a passo fácil de seguir, mas primeiro, que tal esclarecer algumas dúvidas? Olha só:

Para que serve a Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual serve para formalizar o seu negócio junto à Receita do Estado em que sua empresa está localizada. Além disso, é necessária para o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e para emitir Nota Fiscal de Produto (NF-e).

Quem precisa de Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual é obrigatória para os CNPJs que atuam com a venda de mercadorias regularmente. Se o seu negócio envolve a venda de produtos físicos, como lojas, fábricas, comércios online, você vai precisar dessa inscrição, não importa a área em que atue.

Além disso, ele é essencial para áreas específicas de serviços, como telecomunicações e transporte entre cidades e estados.

Como emitir comprovante de Inscrição Estadual

Para entender como emitir comprovante de Inscrição Estadual é fácil, basta ter o número do CNPJ em mãos e acessar o site do Sintegra para consultar a Inscrição Estadual. Siga o seguinte passo a passo que preparamos para você:

  1. Acesse o portal SINTEGRA;
  2. Selecione o Estado de registro do CNPJ no mapa interativo;
  3. Aguarde ser redirecionado para a Secretaria da Fazenda do estado em questão;
  4. Informe o seu CNPJ no campo “Identificação do Estabelecimento”;
  5. Clique em “consultar” e tenha acesso ao registro da IE que aparecerá na tela.

Tá vendo só? Com o CNPJ é possível descobrir a Inscrição Estadual da sua empresa. Pronto, agora você já sabe como emitir comprovante de Inscrição Estadual. E poderá consultar sempre que quiser!

Tem que pagar para emitir a Inscrição Estadual?

Não precisa pagar para emitir Inscrição Estadual. Atualmente, é emitida automaticamente nos CNPJs que necessitam do registro, tudo de forma online e gratuita.

Mas talvez você precise de um endereço que seja compatível com o tipo de atividade exercida. Nesse caso, você tem duas opções: alugar uma sala comercial ou optar por um Escritório Virtual com o registro.

Se você realmente não precisa de um espaço físico, a segunda opção é muito vantajosa. Você conhece o Escritório Virtual?

O Escritório Virtual é a solução que protege e regulariza seu CNPJ de forma acessível e segura. Você contrata o uso de um endereço regular para seu negócio e paga apenas por esse uso.

E o Meu Escritório Virtual tem endereços virtuais em todo o Brasil para quem atua com comércio ou outras atividades que exigem a Inscrição Estadual. É só conversar com a gente!

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