Entenda as leis para Escritório Virtual

Tópicos

O Escritório Virtual é um serviço recente no mercado e por isso podem existir muitas dúvidas em relação ao assunto. Algumas das principais são se essa solução é legal e quais as leis para Escritório Virtual.

Para esclarecer, um Escritório Virtual é sim um serviço legalizado! O Projeto de Lei 8300/2017 – que fala sobre coworking, business centers e Escritórios Virtuais – é a principal lei regulamentadora sobre o assunto.

Fica por aqui para entender melhor o que é esse serviço, qual a legislação para Escritório Virtual e os benefícios que ele oferece para você. Boa leitura!

O que é Escritório Virtual?

O Escritório Virtual é uma solução moderna e acessível que permite que empresas tenham um endereço fiscal ou comercial sem a necessidade de um espaço físico próprio. Na prática, esse serviço oferece um endereço para o registro de CNPJ, além de fornecer suporte administrativo, como gestão online de correspondências e disponibilidade de salas de reuniões.

Além das vantagens administrativas, um endereço fiscal ou um endereço comercial virtuais oferece benefícios para o crescimento do seu empreendimento:

  • Credibilidade: um endereço fiscal ou comercial virtual situado em uma localização estratégica transmite profissionalismo e seriedade para seus clientes e fornecedores.
  • Economia: o Escritório Virtual ajuda a reduzir custos. Os valores de um endereço virtual são significativamente menores do que o aluguel de uma sala comercial tradicional, tornando possível maior investimento no crescimento do seu negócio.
  • Privacidade: dados de empresas são dados públicos, por isso, se você registrar uma empresa no seu endereço residencial pode comprometer a privacidade e segurança da sua família. Alugando umDessa forma, você mantém a segurança de sua casa e evita que informações pessoais sejam divulgadas de forma inadequada.

Saiba mais: 5 vantagens do endereço virtual para CNPJ!

Quais são as leis para Escritório Virtual?

O Projeto de Lei 8300/2017 é a principal base legal para o funcionamento dos Escritórios Virtuais, coworkings e espaços similares. Ele define os parâmetros para a atuação desses empreendimentos, garantindo que o serviço oferecido seja de qualidade e atenda às necessidades dos empreendedores de forma adequada e legal.

Essa lei para Escritório Virtual permite que esses empreendimentos atendam várias empresas e prestem serviços administrativos. Com a inclusão de categorias como escritórios compartilhados no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) em 2014, a atividade ganhou ainda mais formalidade.

A legislação para Escritório Virtual impõe algumas regras para garantir a legalidade e segurança das operações. Esses requisitos são fundamentais para manter a regularidade fiscal e a credibilidade do serviço. Algumas das exigências incluem:

  • Manter o local aberto durante o horário comercial;
  • Possuir alvarás de localização e funcionamento e mantê-los no local;
  • Ter cópias atualizadas dos atos constitutivos, cadastramento fiscal e documentação societária dos usuários.
  • Comunicar aos órgãos competentes, em até 30 dias, qualquer alteração de dados que possam impactar a arrecadação e fiscalização.
  • Quando solicitado, informar para as autoridades competentes nomes, endereços e telefones dos usuários.

Essas obrigações visam garantir que o Escritório Virtual funcione de forma legal e segura, tanto para as empresas que o contratam quanto para as prestadoras do serviço.

Quem pode contratar um Escritório Virtual?

O Escritório Virtual é uma solução bastante versátil, utilizada por diversos tipos de empreendimentos. Empresas prestadoras de serviços, profissionais liberais, startups e negócios digitais são alguns dos principais clientes desse serviço. Isso porque, em sua maioria, essas atividades não exigem um espaço físico específico para operar. 

No caso de comércio, é importante ficar atento, porque é necessário contratar um Escritório Virtual com Inscrição Estadual. Para esse setor é necessário possuir essa documentação específica.

Para setores industriais, por exemplo, o uso de um Escritório Virtual pode não ser viável, já que muitas vezes esses negócios precisam de um espaço físico dedicado para o desenvolvimento de suas atividades.

Contrate um Escritório Virtual 100% legal e seguro

Agora que você já sabe como funciona a legislação para Escritório Virtual, é hora de dar o próximo passo para impulsionar o seu negócio. No Meu Escritório Virtual, oferecemos endereços fiscais e comerciais localizados em áreas estratégicas e renomadas, garantindo segurança e credibilidade para a sua empresa.

Além disso, você também tem gestão online de correspondências e suporte especializado. Isso incluso em planos acessíveis, com valores a partir de R$19 por mês.

Se ainda tiver dúvidas ou quiser saber como contratar um Escritório Virtual regularizado e seguro, entre em contato com nosso suporte especializado. Estamos prontos para te ajudar a formalizar o seu negócio de forma rápida e sem burocracia.

Continue a sua leitura: Saiba o que é Endereço Fiscal e a sua importância!

Rolar para cima