Quer saber o que é endereço fiscal e comercial? Fica até o fim do artigo para entender o que são e quais as suas diferenças.
Em resumo, o domicílio fiscal é a sede da sua empresa e é usado para fins legais e tributários. Já o endereço comercial tem objetivos de divulgação e comunicação do seu negócio.
Vamos entender melhor o que é endereço fiscal e comercial? Continua aqui que eu te conto em detalhes o que são cada uma dessas informações e como elas podem impactar o seu empreendimento.
O que é endereço fiscal e comercial?
No momento de abertura de uma empresa, é preciso informar alguns dados importantes. Exemplos deles são: razão social, responsável legal, atividade econômica, capital social, endereço fiscal e endereço comercial.
As informações de endereço comercial e fiscal precisam ser escolhidas com cuidado, porque podem afetar a sua privacidade e segurança pessoal, e a credibilidade e confiabilidade da sua empresa.
Endereço fiscal
Também conhecido como domicílio fiscal, essa informação é obrigatória para todas as modalidades de prestadores de serviços e comércios. É necessário informá-lo na hora do cadastro para conseguir emitir o CNPJ.
Além de constar em documentos legais e impostos, o endereço fiscal também é usado nas notas fiscais emitidas pelas empresas.
Mas escolha o seu endereço fiscal com cuidado. Como essa é uma informação pública, o uso do endereço residencial como domicílio fiscal pode afetar a privacidade do seu lar e até a sua segurança pessoal.
Para solucionar essa situação foram criados os Escritórios Virtuais, que são opções legais e 100% online de endereços fiscais para quem quer separar a sua vida pessoal da profissional.
E o Meu Escritório Virtual oferece endereço virtual pelo menor preço do mercado. Confira nossos planos!
Se quiser saber mais sobre Escritórios Virtuais, temos um artigo completo sobre o assunto.
Endereço comercial
O endereço comercial, como o nome sugere, tem fins comerciais, sendo usado para a divulgação dos empreendimentos. Além de constar em comunicações de redes sociais e sites, ele também serve para abertura de contas bancárias, recebimentos de faturas, criação de contas com fornecedores, etc.
Uma função bastante importante do domicílio fiscal é a construção de credibilidade do seu empreendimento.
Imagine o seguinte cenário: você pesquisa por um serviço e no resultado aparecem duas empresas. A primeira está localizada em um bairro residencial, que talvez você não conheça. Já a segunda, fica em um grande centro comercial. Qual você escolheria?
Mesmo que os dois sejam idôneos, empreendimentos localizados em áreas empresariais transmitem mais confiabilidade e profissionalismo, o que pode fazer com que as pessoas se sintam mais seguras em fazer transações com você.
Entretanto, existem empreendedores que não precisam de um lugar físico ou não podem arcar com os custos de um imóvel em centros empresariais. Nesta situação, você pode alugar Escritórios Virtuais para domicílios comerciais, que são mais acessíveis.
O Meu Endereço Virtual tem planos de endereços comerciais com valores a partir de R$19 por mês.
Construa credibilidade para a sua empresa pelo melhor custo-benefício.
Agora que já entendemos a diferença entre endereço fiscal e comercial, precisamos falar de Inscrição Estadual.
Inscrição Estadual para a sua empresa
Para alguns empreendedores é preciso possuir um endereço fiscal com Inscrição Estadual. Essa documentação atesta a legalidade do seu comércio ou serviço.
O cadastro da Inscrição Estadual é feito na Junta Comercial e garante que tudo esteja em conformidade com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Se a modalidade de domicílio fiscal que você precisa é Escritório Virtual com Endereço Fiscal, dê uma olhada nos nossos planos e escolha o que mais se adequa à você.
Mas quais empreendimentos precisam de uma Inscrição Estadual? Basicamente, todos aqueles que recolhem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). São eles: comércios físicos e online, prestadores de serviços de comunicação e prestadores de serviços de transporte intermunicipal ou estadual.
Endereço comercial e fiscal em grandes capitais
A popularização do home office durante a pandemia do COVID-19 trouxe impactos duradouros para algumas dinâmicas de trabalho, serviço e compra. O número de nômades digitais, que são trabalhadores sem endereço fixo, aumentou consideravelmente.
No mundo todo, cerca de 35 milhões de pessoas optaram por esse estilo de vida. Além disso, de 2019 a 2022 o crescimento de MEIs no Brasil foi de aproximadamente 5,4 milhões.
Para estes trabalhadores e prestadores de serviços, uma localização física de trabalho pode não ser possível ou fazer sentido. Nesse caso, optar por um Escritório Virtual em grandes capitais, como endereço fiscal e comercial em São Paulo, pode ser uma ótima saída.
Isso porque, você continua próximo de forma online de possíveis clientes (pelo Google Meu Negócio, por exemplo), mas podendo atuar de qualquer lugar do globo ou na sua residência.
Agora que sabemos tudo sobre endereço fiscal e comercial, pode ser a hora de dar o próximo passo.Por isso, se você está dando vida a um novo negócio ou se formalizando, conte com a gente para abrir a sua empresa e te acompanhar nesta jornada pelo mundo do empreendedorismo.