Contratar um convênio médico pode ser uma despesa significativa para alguns empreendedores, levando muitos a optar por não assumir esse custo. Porém, em momentos de emergências, esse benefício faz falta.
Pensando nisso, preparamos este artigo para responder algumas dúvidas sobre plano de saúde para PJ, como suas vantagens, requisitos e como economizar na contratação.
1. Por que contratar um plano de saúde para CNPJ?
Um plano de saúde para PJ pode oferecer diversas vantagens para você e seu negócio. Segundo o Sebrae, “Oferecer bons benefícios pode ser uma maneira eficaz de atrair e reter funcionários talentosos e dedicados.”, o que pode ser considerado um investimento a longo prazo no crescimento da sua empresa.
Outro benefício é a possibilidade de incluir os seus dependentes no plano de saúde empresarial. Além disso, convênios para PJ podem ser até 40% mais baratos do que um plano individual para CPF, justamente porque são contratados para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
É importante considerar também que convênios empresariais costumam oferecer planos exclusivos para empresas, com melhores opções de serviços. Assim como períodos de carência menores, o que significa que você, seus dependentes e colaboradores podem começar a usar os serviços de saúde mais rapidamente.
2. Quais tipos de PJs podem contratar plano de saúde empresarial?
Aqui a resposta é bem simples: todos os tipos de PJs podem contratar um plano de saúde empresarial. Isso inclui desde microempreendedores individuais (MEIs) até grandes corporações. O importante é ter um CNPJ ativo, sem pendências com a Receita Federal, e atender aos requisitos específicos de cada operadora de saúde.
3. Quem pode ser incluído em um convênio médico para PJ?
Ao adquirir um convênio médico para PJ, a empresa contratante pode incluir seus colaboradores e dependentes. Cada plano e operadora tem regras específicas em relação aos dependentes. Alguns consideram apenas cônjuges, filhos e enteados que moram na mesma casa que o beneficiário, enquanto outros permitem a inclusão de parentes até segundo grau, como sobrinhos. Essas especificações são definidas por acordo entre a empresa e a operadora de saúde ou corretora.
4. Quais as exigências para contratar um convênio médico com CNPJ?
Na hora de adquirir um plano de saúde com CNPJ, os convênios costumam estabelecer alguns requisitos. Os mais comuns são:
- Ter o CNPJ ativo por no mínimo 6 meses;
- Incluir um mínimo de 2 a 3 pessoas no plano (contando colaboradores e dependentes);
- Estar sem pendências com a Receita Federal e outros órgãos públicos equivalentes.
Se você atende a esses requisitos, já pode contratar um plano de saúde empresarial.
5. Como escolher um plano de saúde para PJ?
Agora que você já sabe as vantagens e exigências para contratar um convênio médico para CNPJ, separamos alguns critérios interessantes a considerar no momento de escolher o seu plano:
- Rede credenciada da operadora: confira se a rede credenciada tem hospitais próximos a você e médicos ou clínicas que você já faça algum tratamento.
- Reputação no portal da ANS: a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) avalia anualmente o desempenho das operadoras de saúde no Brasil. No portal da ANS, é possível conferir a reputação de cada uma e os índices considerados na avaliação.
- Como é feito o reajuste: normalmente, é considerada a idade média dos beneficiários, a inflação sobre serviços de saúde e se as despesas ultrapassaram o valor da mensalidade. Cada operadora ou corretora de saúde tem liberdade para calcular com base na livre negociação, por isso, é importante checar como eles fazem esse cálculo antes de adquirir um convênio empresarial.
- Quais são as suas necessidades: considere as necessidades de cada usuário. Por exemplo, se algum de seus colaboradores tem um problema ortopédico, é vital que o plano cubra os especialistas e tratamentos necessários.
- Com ou sem coparticipação: alguns planos cobram, além da mensalidade, taxas por uso.
- Qual a cobertura do plano: verifique se o plano escolhido tem cobertura nacional, estadual, municipal ou regional.
Estes são alguns dos critérios a serem considerados na hora da contratação de um plano de saúde para PJ, e que podem influenciar significativamente o custo do plano.
6. Como deixar o plano de saúde mais barato?
Como falamos no começo do artigo, um convênio médico pode ser uma despesa alta para pequenos e médios negócios. Portanto, é bom saber que algumas opções podem reduzir custos, como optar por cobertura regional ou municipal, por exemplo.
Nesse caso, o endereço da sua empresa é levado em consideração. Algumas regiões são mais acessíveis que outras, e se você estiver localizado fora dos grandes centros, pode ser que pague mais para usufruir de redes credenciadas que abranjam médicos e clínicas dessas áreas.
Uma solução para esse problema é contratar um Escritório Virtual. Ao utilizar um endereço virtual em grandes centros empresariais, você pode optar por pagar menos e se beneficiar dos serviços de saúde dessas áreas. Também é possível escolher um endereço fiscal virtual em uma região mais acessível, por exemplo.
Aqui no Meu Escritório Virtual, oferecemos endereços fiscais e comerciais virtuais a partir de R$19/mês, permitindo que sua empresa aproveite os benefícios das melhores regiões da sua cidade e do Brasil.
Lembrando que um corretor de planos de saúde pode ajudar a escolher o endereço fiscal mais vantajoso para a sua empresa.
Mais benefícios de um Escritório Virtual
Além da possibilidade de economizar em um plano de saúde, um endereço do Meu Escritório Virtual proporciona outros benefícios para a sua empresa, como:
- Gestão online de correspondências;
- Suporte humanizado;
- Escritórios Virtuais com o menor preço do mercado;
- Endereços virtuais estratégicos para impulsionar a imagem da sua empresa;
- Disponibilidade de Inscrição Estadual para comércios online;
- Agilidade na abertura de empresa e liberação de documentos;
- Privacidade do seu endereço residencial.
Leia mais: O que é Escritório Virtual e como ele pode transformar seu negócio!
Espero que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre planos de saúde para PJs e como economizar na hora da contratação. E se precisar de ajuda ou ainda tiver dúvidas, conte com o nosso suporte para te auxiliar.